Em Efésios tudo é muito superlativo, tipo... do tamanho de Deus.
“O evangelho não é simplesmente uma doutrina, nem um mero padrão de vida; o evangelho proporciona riquezas em medida incalculável.” Davidson, 1997: 1258.
I.
VISÃO PANORÂMICA DE EFÉSIOS
1.
A cidade de Éfeso: Uma das maiores cidades do império romano,
capital da província da Ásia Menor. Cidade
próspera por ser portuária e está na rota comercial do império romano,
considerada o banco da Ásia. Entre as suas construções estava o templo da deusa
Diana ou Ártemis, uma das sete maravilhas do mundo antigo. A prostituição era
prática comum nos rituais dos cultos. Havia em Éfeso uma rica biblioteca e um
teatro com lugar para 25 mil pessoas assentadas. Era, portanto, uma cidade
singular no mundo antigo.
2.
A igreja de Éfeso: Fundada por Paulo por ocasião de sua
primeira visita, na sua segunda viagem missionária (At 18.19; 19.1). Paulo
ficou lá por dois anos, e aquela igreja tornou-se em centro missionário para o
apóstolo (At 19.10). Paulo deixou Éfeso após sua pregação prejudicar o comércio
das imagens de Diana (At 19) e consequente perseguição. Timóteo, Apolo, Áquila
e Priscila trabalharam naquela igreja (At 18.18). Diz-se que o apóstolo João
também exerceu ministério naquela igreja.
3.
A epístola aos Efésios: Escrita no período em que Paulo estava
preso em Roma (At 28.16, 31; Ef 4.1; 6.20). É um dos picos elevados da
revelação bíblica, ocupa lugar único entre as epístolas de Paulo.
II.
RIQUEZAS E BÊNÇÃOS NA CARTA AOS EFÉSIOS
1.
Riquezas em Cristo. O conteúdo dessa epístola ressalta a profundidade
das riquezas de Deus à disposição da igreja. Cristo é a fonte de toda a sorte
de bênçãos: “Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo que nos tornou
ricos em Jesus Cristo...” (1.2).
Paulo fala de riqueza para
uma igreja fundada numa cidade considerada o banco da Ásia, dando ênfase à
riqueza incalculável à disposição da igreja, mas que esta ainda não conhecia e,
por não conhecer, não se apropriava da mesma. E se não se apropriava é porque
faltava profundidade de experiência com o Espírito Santo.
A palavra riqueza e
correlatos permeiam toda a epístola e têm a ver com suprimento abundante, com a
suprema qualidade daquilo que nos é outorgado EM CRISTO. O que nos é outorgado
está nas palavras e expressões chaves do livro.
Palavras
chave: riquezas, herança, herdeiros e coerdeiros, plenitude,
encher, abundância, suprimento graça, glória e mistérios.
Em
Efésios tudo é muito superlativo, do tamanho de Deus: você
lê: riqueza da graça de Deus,
abundantes riquezas da sua graça, abundância
para conosco, possessão de Deus,
riqueza da glória de sua herança nos
santos, sobre-excelente grandeza de
seu poder em nós, riquíssimo em
misericórdia pelo seu muito amor com que nos amou, riquezas insondáveis, multiforme
sabedoria, altura, largura,
comprimento e profundidade, cheios de toda a plenitude de Deus, muito mais
abundantemente mais...
Essas
palavras e expressões são os tijolos do edifício teológico neotestamentário
cuja fundação é Cristo.
2. A
natureza e dimensão das bênçãos. Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo,
o qual nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nos lugares celestiais em
Cristo (1.2).
A
abrangência das
bênçãos é que temos toda a sorte de bênçãos do Espírito. O Espírito Santo
que nos habita canaliza todas as bênçãos do Pai para nós por meio do Filho.
Bênção
de Deus, o Pai. Ele nos escolheu (EF 1.4-6).
Bênçãos
de Deus, o Filho: Ele nos remiu, nos perdoou e nos revelou a
vontade de Deus e nos fez sua herança e nos constituiu seus coerdeiros (Ef
1.7-12).
Bênçãos
de Deus Espírito Santo: Ele nos selou e nos deu o penhor (Ef
1.13.14).
A
esfera de nossas bênçãos é nas regiões celestiais. Isso porque
a vida cristã gira em torno do céu: sua cidadania está no céu (Fl 3.20), seu
nome está escrito no céu (Lc 10.20), seu Pai está no céu (Cl 3.1), seu Cristo
está entronizado no céu, estamos assentados em lugares celestiais (2.6) e a sua
batalha não é conta o sangue, mas sim contra os principados e potestades nos
lugares celestiais.
III.
UMA ORAÇÃO ARDENTE PARA QUE OS EFÉSIOS ENTENDAM E SE APROPRIEM DAS RIQUEZAS DE
CRISTO
1.
Uma oração precedida por outra oração. Na primeira oração Paulo
ora para que O Espírito Santo ilumine a mente para que os crentes consigam
perceber uma realidade que está para além das limitações da mente humana.
Ele não vai pedir que Deus
lhes dê aquilo que eles não têm, mas para que Deus lhes revele aquilo que já
possuem. Paulo ora para que os crentes não só entendam isso, mas também se apropriem e
sintam... sejam realmente ricos.
2.
Oração de joelhos (3.14). De joelhos é rendição,
humilhação, reconhecimento de impotência... É desespero de causa.
2.1
De joelhos por uma vida com poder no íntimo (3.16), para que, segundo as riquezas de sua
glória, sejais corroborados com poder pelo Espírito no homem
interior. (eso anthropon).
Paulo
pede “segundo a riqueza de Deus”... é muita coisa. Riqueza em
glória é mais ainda. Note que tanto na primeira como na segunda oração, Paulo
roga pela ação do Espírito no coração, na primeira pede o conhecimento, na
segunda, pede o poder. Conhecimento e
poder no íntimo.
Sejam
corroborados: (1) robustecidos, enrijecido, fortalecido
nesta verdade; (2) confirmar a existência ou a verdade de; dar
provas de; comprovar.
Paulo
pede que essas coisas aconteçam no íntimo. É lá no íntimo,
onde tudo começa. O segredo é ser mobilizado pelo ES no íntimo. Você pode até
fazer alguma coisa por formalidade, obrigação ou conveniência, mas não haverá
constância em vc.
O
que é o íntimo ou homem interior? Fico me perguntando o que
Paulo queria dizer com “homem interior”, ou o que a Bíblia quer dizer quando
fala do “íntimo da pessoa”, ou mesmo o que no geral a ciência diz sobre o
íntimo? Seria algum lugar inacessível pelos recursos humanos? Seria a alma, a
consciência, o espírito, o inconsciente de Freud? Não sei. O que eu sei é que
se trata de um lugar onde somente o ES pode penetrar. É o lugar onde tem origem
todas as motivações.
“Em
Efésios 3.16, o homem interior é a pessoa real, a entidade espiritual que é
fortalecida com poder, por meio do Espírito Santo. Nessa referência também está
incluída a mente, o intelecto, o que faz desse versículo um paralelo parcial
com Rm 12.2, onde se lê que deveríamos ser transformados mediante a renovação
da nossa mente. O homem interior também é o homem moral essencial, ou seja, a
natureza moral que precisa ser transformada pelo pode do Espírito segundo se vê
em Mt 5.48, Rm 7.22, Gl 5.22,23. O homem interior também corresponde à natureza
emotiva de cada pessoa”. Champlin, 2015: 151.
2.2
De joelho pela apropriação da habitação de Cristo no coração (3.17). Para que Cristo habite pela fé em vossos
corações, a fim de, estando arraigados e fundados em amor...
Arraigar, habitar e alicerçar são palavras que
envolvem força e profundidade do Espírito.
Arraigar tem a ver com raízes profundas; habitar tem a ver com sentir-se em
casa; alicerçar fala de fundamentos.
Cristo não pode ser apenas
um hóspede. Cristo tem que ser a essência da vida, a razão, o sentido. Existe
um coração batendo em meu coração: o coração de Cristo.
2.3
De joelhos pela compreensão e apropriação da plenitude do amor de Cristo
(18,19). Poderdes
perfeitamente compreender qual seja a largura, o comprimento, a altura e a
profundidade do amor de Cristo que excede todo o
entendimento.
Compreensão e plenitude.
Compreensão passa a ideia de tomar algo para si. É compreender para sentir. A
gente não consegue apreender a compreensão do infinito amor de Cristo pela
nossa capacidade mental, cognitiva, Paulo diz que excede todo entendimento, por
isso, somente pela ação do Espírito Santo em nós.
No que tange à plenitude, Deus
deseja que o experimentemos em plenitude, isto é, ser cheio de Deus. E o
Espírito Santo é o meio pelo qual alcançamos essa plenitude.
3. Deus
é poderoso para fazer mais que isso (3.20). Aquele que é poderoso para fazer mais tudo muito mais abundantemente
além daquilo que pedimos ou pensamos segundo o seu poder que em nós opera.