sexta-feira, 14 de abril de 2017

A ORAÇÃO DE PAULO PELOS EFÉSIOS (3.16)

Em Efésios tudo é muito superlativo, tipo... do tamanho de Deus.
“O evangelho não é simplesmente uma doutrina, nem um mero padrão de vida; o evangelho proporciona riquezas em medida incalculável.” Davidson, 1997: 1258.

I. VISÃO PANORÂMICA DE EFÉSIOS

1. A cidade de Éfeso: Uma das maiores cidades do império romano, capital da província da Ásia Menor. Cidade próspera por ser portuária e está na rota comercial do império romano, considerada o banco da Ásia. Entre as suas construções estava o templo da deusa Diana ou Ártemis, uma das sete maravilhas do mundo antigo. A prostituição era prática comum nos rituais dos cultos. Havia em Éfeso uma rica biblioteca e um teatro com lugar para 25 mil pessoas assentadas. Era, portanto, uma cidade singular no mundo antigo.

2. A igreja de Éfeso: Fundada por Paulo por ocasião de sua primeira visita, na sua segunda viagem missionária (At 18.19; 19.1). Paulo ficou lá por dois anos, e aquela igreja tornou-se em centro missionário para o apóstolo (At 19.10). Paulo deixou Éfeso após sua pregação prejudicar o comércio das imagens de Diana (At 19) e consequente perseguição. Timóteo, Apolo, Áquila e Priscila trabalharam naquela igreja (At 18.18). Diz-se que o apóstolo João também exerceu ministério naquela igreja.

3. A epístola aos Efésios: Escrita no período em que Paulo estava preso em Roma (At 28.16, 31; Ef 4.1; 6.20). É um dos picos elevados da revelação bíblica, ocupa lugar único entre as epístolas de Paulo.

II. RIQUEZAS E BÊNÇÃOS NA CARTA AOS EFÉSIOS

1. Riquezas em Cristo. O conteúdo dessa epístola ressalta a profundidade das riquezas de Deus à disposição da igreja. Cristo é a fonte de toda a sorte de bênçãos: “Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo que nos tornou ricos em Jesus Cristo...” (1.2).  

Paulo fala de riqueza para uma igreja fundada numa cidade considerada o banco da Ásia, dando ênfase à riqueza incalculável à disposição da igreja, mas que esta ainda não conhecia e, por não conhecer, não se apropriava da mesma. E se não se apropriava é porque faltava profundidade de experiência com o Espírito Santo.

A palavra riqueza e correlatos permeiam toda a epístola e têm a ver com suprimento abundante, com a suprema qualidade daquilo que nos é outorgado EM CRISTO. O que nos é outorgado está nas palavras e expressões chaves do livro.

Palavras chave: riquezas, herança, herdeiros e coerdeiros, plenitude, encher, abundância, suprimento graça, glória e mistérios.

Em Efésios tudo é muito superlativo, do tamanho de Deus: você lê: riqueza da graça de Deus, abundantes riquezas da sua graça, abundância para conosco, possessão de Deus, riqueza da glória de sua herança nos santos, sobre-excelente grandeza de seu poder em nós, riquíssimo em misericórdia pelo seu muito amor com que nos amou, riquezas insondáveis, multiforme sabedoria, altura, largura, comprimento e profundidade, cheios de toda a plenitude de Deus, muito mais abundantemente mais...

Essas palavras e expressões são os tijolos do edifício teológico neotestamentário cuja fundação é Cristo.

2. A natureza e dimensão das bênçãos. Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o qual nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nos lugares celestiais em Cristo (1.2).  

A abrangência das bênçãos é que temos toda a sorte de bênçãos do Espírito. O Espírito Santo que nos habita canaliza todas as bênçãos do Pai para nós por meio do Filho.

Bênção de Deus, o Pai. Ele nos escolheu (EF 1.4-6).

Bênçãos de Deus, o Filho: Ele nos remiu, nos perdoou e nos revelou a vontade de Deus e nos fez sua herança e nos constituiu seus coerdeiros (Ef 1.7-12).

Bênçãos de Deus Espírito Santo: Ele nos selou e nos deu o penhor (Ef 1.13.14).

A esfera de nossas bênçãos é nas regiões celestiais. Isso porque a vida cristã gira em torno do céu: sua cidadania está no céu (Fl 3.20), seu nome está escrito no céu (Lc 10.20), seu Pai está no céu (Cl 3.1), seu Cristo está entronizado no céu, estamos assentados em lugares celestiais (2.6) e a sua batalha não é conta o sangue, mas sim contra os principados e potestades nos lugares celestiais.

III. UMA ORAÇÃO ARDENTE PARA QUE OS EFÉSIOS ENTENDAM E SE APROPRIEM DAS RIQUEZAS DE CRISTO

1. Uma oração precedida por outra oração. Na primeira oração Paulo ora para que O Espírito Santo ilumine a mente para que os crentes consigam perceber uma realidade que está para além das limitações da mente humana.

Ele não vai pedir que Deus lhes dê aquilo que eles não têm, mas para que Deus lhes revele aquilo que já possuem. Paulo ora para que os crentes não só entendam isso, mas também se apropriem e sintam... sejam realmente ricos.

2. Oração de joelhos  (3.14). De joelhos é rendição, humilhação, reconhecimento de impotência... É desespero de causa.

2.1 De joelhos por uma vida com poder no íntimo (3.16), para que, segundo as riquezas de sua glória, sejais corroborados com poder pelo Espírito no homem interior. (eso anthropon).

Paulo pede “segundo a riqueza de Deus”... é muita coisa. Riqueza em glória é mais ainda. Note que tanto na primeira como na segunda oração, Paulo roga pela ação do Espírito no coração, na primeira pede o conhecimento, na segunda, pede o poder.  Conhecimento e poder no íntimo.

Sejam corroborados: (1) robustecidos, enrijecido, fortalecido nesta verdade; (2) confirmar a existência ou a verdade de; dar provas de; comprovar.

Paulo pede que essas coisas aconteçam no íntimo. É lá no íntimo, onde tudo começa. O segredo é ser mobilizado pelo ES no íntimo. Você pode até fazer alguma coisa por formalidade, obrigação ou conveniência, mas não haverá constância em vc.

O que é o íntimo ou homem interior? Fico me perguntando o que Paulo queria dizer com “homem interior”, ou o que a Bíblia quer dizer quando fala do “íntimo da pessoa”, ou mesmo o que no geral a ciência diz sobre o íntimo? Seria algum lugar inacessível pelos recursos humanos? Seria a alma, a consciência, o espírito, o inconsciente de Freud? Não sei. O que eu sei é que se trata de um lugar onde somente o ES pode penetrar. É o lugar onde tem origem todas as motivações.

“Em Efésios 3.16, o homem interior é a pessoa real, a entidade espiritual que é fortalecida com poder, por meio do Espírito Santo. Nessa referência também está incluída a mente, o intelecto, o que faz desse versículo um paralelo parcial com Rm 12.2, onde se lê que deveríamos ser transformados mediante a renovação da nossa mente. O homem interior também é o homem moral essencial, ou seja, a natureza moral que precisa ser transformada pelo pode do Espírito segundo se vê em Mt 5.48, Rm 7.22, Gl 5.22,23. O homem interior também corresponde à natureza emotiva de cada pessoa”. Champlin, 2015: 151.

2.2 De joelho pela apropriação da habitação de Cristo no coração (3.17). Para que Cristo habite pela fé em vossos corações, a fim de, estando arraigados e fundados em amor...

Arraigar, habitar e alicerçar são palavras que envolvem força e profundidade  do Espírito. Arraigar tem a ver com raízes profundas; habitar tem a ver com sentir-se em casa; alicerçar fala de fundamentos.

Cristo não pode ser apenas um hóspede. Cristo tem que ser a essência da vida, a razão, o sentido. Existe um coração batendo em meu coração: o coração de Cristo.

2.3 De joelhos pela compreensão e apropriação da plenitude do amor de Cristo (18,19). Poderdes perfeitamente compreender qual seja a largura, o comprimento, a altura e a profundidade do amor de Cristo que excede todo o entendimento.

Compreensão e plenitude. Compreensão passa a ideia de tomar algo para si. É compreender para sentir. A gente não consegue apreender a compreensão do infinito amor de Cristo pela nossa capacidade mental, cognitiva, Paulo diz que excede todo entendimento, por isso, somente pela ação do Espírito Santo em nós.

No que tange à plenitude, Deus deseja que o experimentemos em plenitude, isto é, ser cheio de Deus. E o Espírito Santo é o meio pelo qual alcançamos essa plenitude.

3. Deus é poderoso para fazer mais que isso (3.20). Aquele que é poderoso para fazer mais tudo muito mais abundantemente além daquilo que pedimos ou pensamos segundo o seu poder que em nós opera.


14 comentários:

Unknown disse...

Pregação maravilhosa amei 🙏🏻🙏🏻

Unknown disse...

Amei👐me edificou

Unknown disse...

Parabéns pastor muito bom estudo

Unknown disse...

Muito obrigado por esse estudo ,
q o Senhor venha te abençoar.

Unknown disse...

Glória a Deus Pastor,muito esclarecedor 🙏🙏🙏

Rosi Silva disse...

Que leitura maravilhosa sobre a palavra de Deus

Unknown disse...

Bom este estudo

Unknown disse...

Bom e belo ensino da Palavra de DEUS. Fiquei bem edificada e esclarecida com essa Palavra.

Unknown disse...

Parabéns! Edficante

Unknown disse...

Amei 😍👏👏👏

Unknown disse...

Oh Glória a Deus 👏🏽🙌🏽
Amei mim ensinou bastante.

Unknown disse...

Muito forte meu irmão

Unknown disse...

muito bom, Deus continue te abençoado dando sabedoria e entendimento da palavra do Senhor

Enio Costa disse...

Deus seja louvado; este estudo ajudou-me na preparação da Aula sobre Efésios